Pilarzinho.com.br - O seu portal regional

A História do Pilarzinho

O Pilarzinho começou a se formar em 1792, com a construção da capelinha de Pilar, demolida em 1932, data da construção da capela atual. No local existiam apenas extensas chácaras de imigrantes alemães, onde se explorava a terra com o cultivo de cereais, criação de gado e plantação de hortalilças.

A história do surgimento da Cruz do Pilarzinho remonta aos tempos dos primeiros colonizadores do Paraná, que usavam a cruz como símbolo de conquista e posse de terra. Construída em madeira, era sempre renovada pelos moradores, que passaram a vê-la como um sinal da fé cristã e como um documento histórico. Ninguém sabe ao certo quando e por quem ela foi levantada na atual rua Hugo Simas, esquina com Raposo Tavares.

Ponto inicial na confluência das Ruas Nilo Peçanha e Cláudio Manoel da Costa. Segue pelas Ruas Cláudio Manoel da Costa, Desembargador Hugo Simas, Santa Cecília, João Tschannerl, Antônio Costa, Rua 3 do Jardim Roma, sem nome, Rio Barigui, Ruas Particular Gava, Eugênio Flor, João Gava, João Enéas de Sá, Nilo Peçanha, até o ponto inicial.

Origem do Nome

O nome do bairro Pilarzinho é uma decorrência da devoção de seus primeiros habitantes e colonizadores, provavelmente de origem espanhola, à Nossa Senhora do Pilar, cuja capela foi fundada em 1782, e até hoje permanece localizada na rua São Salvador.

Não se tem qualquer notícia sobre a existência de um pequeno pilar, ou seja, um “pilarzinho” na região, sendo atestada pelo historiador Ermelino de Leão, em seu Dicionário Histórico e Geográfico do Paraná, a tese de que o nome do bairroviera da santa padroeira dos espanhóis.

A mudança de Pilar para Pilarzinho pode Ter decorrido de uma forma carinhosa que os moradores chamavam o lugar em que viviam ou em função do reduzido tamanho da capela de Nossa Senhora do Pilar.

Geografia

O Pilarzinho está localizado na região norte da cidade de Curitiba e faz divisa com os bairros São João, Vista Alegre, Bom Retiro, São Lourenço, Abranches e Taboão e com o município de Almirante Tamandaré.

Localiza-se no ponto inicial na confluência das Ruas Nilo Peçanha e Cláudio Manoel da Costa. Segue pelas ruas Cláudio Manoel da Costa, Desembargador Hugo Simas, Santa Cecília, João Tschannert, Antônio Costa, Rua 3 do Jardim Roma, sem nome, Rio Barigüi, rua particular, Eugênio Flor, João Gava, João Enéas de Sá, Nilo Peçanha, até o ponto inicial.

Curiosidades Históricas

Para animar os fins de semana na década de 30, os jovens contratavam um gaiteiro e dançavam em casa a tarde toda. As moças levavam café bolo e bolacha e os rapazes pagavam o músico.

Fatos Marcados na História do Pilarzinho

• 1977 - Unidade de Saude Pilarzinho
Antigo Prédio da unidade de Saúde do Pilarzinho
Cedido por: Anônimo

• 1ª Campanha de Vacinação contra Tuberculose
Us. Pilarzinho (antigo)
Cedido por: morador do bairro

• Festa Junina
Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto

• 25/09/1992 - Inauguração CEI Lauro Esmanhoto
Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto

• 1ª Festa Junina CEI Lauro Esmanhoto
Cedido por: CEI Lauro Esmanhoto

• 2002 - Ponto Comercial

• 2002 - Igreja Pilar e Mercado Basso
Cedido por: Supermercado Basso

• 1950 - Igreja Nossa Senhora do Pilar
Cedido por: Supermercado Basso

O Presente

No Pilarzinho localiza-se o parque Tinguí e Tanguá, que preserva a natureza num lugar destinado anteriormente a ser depósito de lixo. No bairro também está o bosque Zaninelli, onde está a Universidade livre do meio ambiente, espaço destinado a assuntos relacionados ao meio ambiente.