Pilarzinho.com.br - O seu portal regional
JUN
21

Secretaria do Trabalho lança pesquisa sobre emprego em Curitiba

O prefeito Beto Richa e o secretário do Trabalho Manassés Oliveira lançaram dia 21/06 o primeiro relatório de acompanhamento da evolução de empregos em Curitiba, feito pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. A pesquisa mostra um crescimento de 2,07% no número de empregos formais (com carteira assinada) criados em Curitiba de janeiro a abril deste ano. Foram 11.135 vagas formais criadas no primeiro quadrimestre, média de 2.783 novos empregos por mês. O estudo foi feito com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
"Com o relatório, poderemos desenvolver uma visão estratégica, com ações que levem à criação de empregos e melhoria da renda, prioridades em nossa administração", afirmou Richa, na apresentação do relatório para sindicalistas, secretários municipais e vereadores, na Prefeitura Municipal.
Segundo o secretário municipal do Trabalho Emprego, Manassés Oliveira, o mapeamento do emprego em Curitiba é o primeiro passo para a criação um "Observatório do Trabalho", que será um diagnóstico completo e regular sobre trabalho, emprego e renda no município. "O acentuado crescimento dos postos de trabalho nos últimos três anos confirma a priorização do governo Beto Richa no desenvolvimento da cidade e na proteção da geração do emprego formal na capital", disse Manassés
Metade das novas vagas de trabalho está na área de serviços. Foram 5.533 contratações nos primeiros quatro meses do ano, que representam um crescimento de 2,01% no setor. A Prestação de serviços é o setor que mais emprega em Curitiba, com um total de 280.928 mil trabalhadores com carteira assinada. O crescimento mais forte no primeiro quadrimestre ficou com o setor da construção civil, que teve um aumento de 7,06% no número de vagas. Foram abertas 1.384 vagas em quatro meses, totalizando 20.992 trabalhadores com carteira assinada.
Sindicalistas presentes à apresentação do relatório aprovaram a iniciativa. "A Prefeitura de Curitiba e a Secretaria do Trabalho estão no caminho certo, pois as estatísticas são fundamentais para ter uma dimensão mais específica das categorias e traçar metas precisas", disse Adonai Aires de Arruda, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná . A importância do diagnóstico também foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Paraná, Sérgio Gonçalves Lima. "Com a divulgação da pesquisa de emprego, as entidades sindicais têm a oportunidade de analisar as carências apresentadas e se empenhar na qualificação profissional", afirmou.
Curitiba tem o quarto melhor desempenho entre as capitais
De acordo com o relatório da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, a cidade fechou o primeiro quadrimestre do ano com 548.333 trabalhadores com carteira assinada, resultado do crescimento de 2,07% no número de empregos. Foi o quarto melhor desempenho entre as maiores capitais brasileiras, atrás apenas de Belo Horizonte (2,39%), Manaus (2,50%) e São Paulo (2,62%).
O número total de empregos formais também coloca Curitiba em quarto lugar no ranking nacional, atrás de Belo Horizonte (778.373), Rio de Janeiro (1.560.456) e São Paulo (3.143.649).

Veja também outras notícias:
Casa Tingui é agora “vitrine social” do Pilarzinho
Moradores da Guilherme Lunardon ganham asfalto
“Dona Carola” completa meio século
Manassés Oliveira será o secretário municipal do Trabalho
Liceu de Ofícios Pilarzinho Oferece vagas
Prefeito Beto Richa dá posse ao novo Secretário do Trabalho
Regional Santa Felicidade recebe o programa Bom Negócio
Igreja do Memorial Ucraniano, reformada, protege patrimônio
Richa abre Mutirão da Cidadania Boa Vista
Emprego em Curitiba tem melhor semestre em dez anos